Trabalhar

ESTUDAR E TRABALHAR NA AUSTRÁLIA

australia-work-visa1

 

TRABALHAR NA AUSTRÁLIA

Quem não pensa em aproveitar seu período de estudos na Austrália trabalhando para ajudar no custo de vida e receber um dinheirinho extra? Esse é o segundo plano de quem vai à Austrália por um longo período….trabalhar! Trabalhar enquanto você estuda na Austrália pode ajudar a complementar seus estudos e sua experiência de vida. São diversos os motivos pelos quais os estudantes podem querer trabalhar enquanto estudam na Austrália, pois além de ajudar com as despesas rotineiras, o trabalho oferece a oportunidade de praticar tudo o que aprender em sala de aula em um ambiente profissional.
O ambiente de trabalho é o lugar ideal para os estudantes fazerem seu networking no país, conhecerem novas pessoas, vivenciar outras culturas e até mesmo viver o dia a dia de uma empresa na sua área de formação, que pode até ser acrescentado ao seu currículo quando voltar ao Brasil. A maioria dos vistos de estudante permite até 40 horas quinzenais de trabalho enquanto estuda e mais horas de trabalho durante o mês de férias programadas do curso; mas antes deaceitar algum emprego remunerado é preciso verificar se o seu visto permite que você trabalhe.
A maioria dos empregadores na Austrália estão protegidos por uma “concessão”, que determina salários e condições mínimas para determinado setor de trabalho ou do mercado.Você também vai precisar ter um número de registro para imposto (Tax File Number, TFN) para trabalhar na Austrália. Você precisa apresentar o seu TFN ao seu empregador para não pagar o imposto mais alto.
Há várias maneiras de achar um trabalho adequado a cada estudante, sendo elas através de anúncios em jornais e sites de oferta de emprego, anúncios dentro das escolas e internet, equipe de apoio ao estudante internacional da sua instituição (se oferecido por ela) ou registrando seus dados em uma empresa de recrutamento. Muitas delas ajudam as pessoas em trabalhos temporários ou de curto prazo.

A Austrália possui ofertas nos mais variados setores do mercado e muitos têm oportunidades de emprego de meio expediente como por exemplo:

  • Varejo: supermercados, lojas de departamentos e de roupas
  • Hospitalidade: cafés, bares, restaurantes, hotéis e motéis
  • Agricultura: atividade rural e colheita de frutas
  • Vendas e telemarketing
  • Funções administrativas ou em escritórios
  • Aulas particulares

Se você tem qualificações e/ou experiência profissional anterior, poderá conseguir um trabalho temporário ou de meio expediente na sua área. E é muito importante lembrar que quanto melhor estiver o seu nível de inglês, melhores serão as oportunidades que podem aparecer!

A Austrália é um país que oferece ainda outras opções de trabalho a seus estudantes, como por exemplo, os estágios. Estágios remunerados ou não remunerados pode ser uma excelente maneira de conseguir exposição no mercado profissional, financeiro e criativo, além de ser uma grande oportunidade para obter experiência prática na área de seus estudos.

Algumas das vantagens de participar de um estágio são: Contribui para a sua formação por meio de créditos de cursos, a experiência de trabalho na Austrália pode aumentar as oportunidades de encontrar trabalho similar ao voltar ao seu país, ajuda a aprimorar seu inglês, ajuda a desenvolver uma rede de contatos profissionais que podem ser úteis no futuro, aprende novas habilidades e práticas de trabalho e pode ser uma “porta de entrada” para uma carreira profissional no país. Outra opção de trabalho oferecida na Austrália é o voluntariado. Há muitas instituições beneficentes e organizações não governamentais (ONGs) na Austrália e eles sempre estão precisando de voluntários. Pode ser um excelente meio de fazer amigos, conseguir experiência profissional, dar sua contribuição à comunidade e investir no seu currículo.

Todas as pessoas que trabalham na Austrália, incluindo os estudantes internacionais ou portadores de visto de trabalho nas férias têm direitos básicos no trabalho. Esses direitos protegem alguns benefícios, como: um salário mínimo, folgas e períodos de descanso e um ambiente de trabalho saudável e seguro. Então agora é só encontrar a oportunidade que melhor se adéqua a você, e mãos a obra!

Fonte: Governo Australiano

Open chat
Precisando de ajuda?