Estudar

Estudar na Austrália

Em um mundo cada vez mais globalizado, estudar fora do Brasil seja em um curso de idioma ou até mesmo em ensino superior, se torna cada vez mais comum entre estudantes ao redor do mundo. Esses desbravadores de novos horizontes saem em busca de novos desafios e experiências internacionais. Essa é a oportunidade perfeita para conhecer lugares jamais imaginados, nova cultura, experimentar diferentes culinárias, estilos de vida, fazer amigos e conhecer pessoas dos quatro cantos do planeta, e tudo isso aperfeiçoando algum outro idioma diferente da sua língua nativa. Isso tudo faz parte dessa experiência de vida que é o intercâmbio.   

A Austrália é um país com forte tradição em viagens de intercâmbio e já recebe mais de 470 mil estudantes de mais de 180 países do mundo, pois oferece inúmeras opções de estudo com mais de 1.200 instituições de ensino e 22 mil cursos para escolher. Imersos na cultura australiana, os estudantes ficam proficientes na língua inglesa. Mas se preferirem, também podem se especializar em cursos, de diferentes níveis, dentro de sua área de atuação. O aluno pode estudar em todos os níveis de ensino, desde o curso primário e secundário até os cursos técnicos/ vocacionais e Universidades, opção é o que não falta!     

 

E seja qual for sua escolha, o país se preocupa em oferecer a melhor qualidade de ensino a seus estudantes, incluindo a Lei dos Serviços Educacionais para Estudantes Estrangeiros (ESOS) de 2000 e o Código Nacional de Boas Práticas para as Autoridades de Registro e Prestadores de Educação e Formação para Estudantes Estrangeiros de 2007 (Código Nacional). Estes fornecem padrões nacionalmente homogêneos para provedores de educação e formação para estudantes estrangeiros.

 

Fazendo um intercâmbio na Austrália, você poderá conhecer as belíssimas paisagens, praias paradisíacas, elegantes cidades e estilo de vida descontraído que esse país, sempre listado entre os melhores do mundo para se viver, oferece. Além disso, você estará em um país onde a segurança é algo indispensável. Isso tudo sem mencionar a moeda utilizada – dólar australiano – que não é tão caro como o dólar americano e canadense, sendo uma grande vantagem para o estudante, pois torna o custo da viagem ainda mais acessível.

Então agora imagine atrelar estudo a fluência no inglês e turismo em um dos países mais belos e incríveis do mundo… Imaginou? Então chegou a hora de planejar seu intercâmbio para a Austrália!  

 

SISTEMA EDUCACIONAL AUSTRALIANO

Antes de começar a traçar seu roteiro de estudos na Austrália, é importante entender como funciona o sistema educacional do país. Para isso, leia os textos abaixo que trazem informações precisas para você.

O sistema australiano de ensino oferece educação primária, secundária e superior.


Educação primária e secundária (Formação Escolar):

A formação escolar é semelhante em toda a Austrália, apenas com pequenas variações entre os estados e territórios. Ela é obrigatória entre as idades de seis e dezesseis anos, relativos aos Anos/ Séries 01 ao 9 ou 10. A formação escolar é de 13 anos, divididos em:

  • Escola primária – Tem duração de sete ou oito anos, começando no Jardim da Infância/Preparatório até os Anos/ Séries 6 ou 7.
  • Escola secundária – Tem duração de três ou quatro anos – dos Anos/ Séries 7 a 10 ou 8 a 10.
  • Escola secundária sênior – Tem duração de dois anos – Anos/ Séries 11 e 12.


Educação Superior
:

A formação superior inclui o ensino superior (incluindo as universidades) e o Ensino e Treinamento Vocacional (VET).


Estrutura Australiana de Qualificação

Para garantir a seus estudantes um ensino de qualidade e seriedade, o sistema de ensino australiano se distingue de muitos outros países pela Estrutura Australiana de Qualificação (AQF), que é uma política nacional que abrange as qualificações do setor de ensino superior e técnicos e vocacionais (VET).

A AQF tem 10 níveis e une escolas e ensino vocacional e de formação universitária em um único sistema nacional. Isso possibilita escolhas e flexibilidade no planejamento da carreira do estudante.
Se a instituição de ensino que você escolher na Austrália tiver uma qualificação da AQF, pode ter a certeza de que essa instituição foi autorizada pelo governo e é credenciada nacionalmente e que a sua graduação ou outras qualificações da AQF são legítimas.

 Abaixo conheça mais sobre os segmentos de ensino no país…

CURSOS DE IDIOMAS/ ESTUDO E TRABALHO

Como estudante estrangeiro com visto de estudante, você deverá estudar em uma instituição e em um curso que estejam inscritos no Registro de Instituições e Cursos para Estudantes Estrangeiros da Comunidade da Austrália (CRICOS). O registro CRICOS garante que o curso e a instituição em que você estudar atendam aos altos padrões esperados por estudantes estrangeiros.

Ao estudar na Austrália, você terá acesso a uma enorme variedade de habilidades que farão diferença em sua vida no país e que você levará com você para a vida toda. São habilidades desenvolvidas pelas escolas, que possuem uma abordagem de ensino que enfoca o pensamento crítico, solução de problemas, liderança de equipes de pessoas diversificadas, aplicação do inglês em situações cotidianas e muito mais. Com um grupo multicultural de alunos em cada instituição educacional, você aprenderá a linguagem do mundo em um ambiente verdadeiramente internacional.

Nosso ensino da língua inglesa mantém uma qualidade constantemente alta – não importa onde você estudar ou qual curso escolher. Sendo o único país no mundo com uma estrutura credenciada para manter um padrão nacional – além de revisões de qualidade constantes e auditorias de desempenho – você poderá ter a confiança de estar obtendo uma formação em inglês de alta qualidade.

Quando o aluno vai para a Austrália para estudar por um período a partir de 12 semanas, automaticamente será aplicado um visto de estudante, do qual concederá a permissão legal para trabalhar no país por meio período durante os estudos com um mês a mais para férias, após a conclusão do curso. O aluno poderá aplicar para esse visto estando matriculado em qualquer um dos cursos de idioma oferecidos pelas escolas.

A Austrália oferece uma variedade de cursos de inglês, adequados às diferentes necessidades de estudo. São alguns deles:


Inglês geral

Enfoque nas habilidades linguísticas do inglês como comunicação, gramática, leitura, escrita e audição. Tem o objetivo de aprimorar a proficiência do idioma para diferentes fins. Os cursos de inglês geral, também conhecidos como English as a Second Language (ESL), possuem diferentes níveis de curso, indo do elementar ao avançado. Geralmente no primeiro dia de aula o aluno fará um teste de inglês e então será nivelado de acordo com o inglês que possui. A partir de então, o aluno vai subindo de nível conforme sua evolução no curso. Esses cursos podem ser feitos em curta ou longa duração.

Inglês para fins acadêmicos

Esses cursos são direcionados a aqueles que desejam se preparar para ingressar em uma faculdade australiana, em cursos profissionalizantes ou universidades e que ainda não possuam nível de inglês suficiente para se matricularem direto nessas instituições. Os cursos têm enfoque no ensino do inglês falado e escrito, necessário para um contexto específico.

Preparação para exames

Esses são os cursos ideais para quem pretende aplicar para algum teste de proficiência de inglês como IELTS, TOEFL, TOEIC ou Cambridge, para diferentes fins. Cada curso possui sua metodologia e duração específica e são oferecidos pela maioria das escolas na Austrália. O objetivo é que ao término dos cursos o aluno esteja apto a prestar o teste desejado e obter um bom desempenho neles.

Inglês para ensino

Esse é um curso direcionado a quem deseja lecionar inglês em escolas de seu país. Nesse segmento são oferecidos os cursos de TESOL (Ensino de Inglês como Segundo Idioma) e EfTC (Inglês para Ensino de Crianças). Cada curso possui sua duração específica.  

 

CURSOS TECNICOS E VOCACIONAIS

Juntamente com a Lei ESOS e o Código Nacional, há também uma organização reguladora e de certificação de qualidade para o ensino superior e as instituições VET (Ensino e Treinamento Vocacional), trata-se da ASQA (Autoridade Australiana de Qualidade das Habilidades).

Esteja você em busca de entrada direta no mercado de trabalho ou de uma etapa inicial em sua formação superior, uma qualificação australiana no Ensino e Treinamento Vocacional (VET) poderá levá-lo aonde desejar.

O setor de cursos VET da Austrália se baseia em uma parceria entre os governos e a indústria. As qualificações desses cursos são fornecidas por instituições governamentais e particulares. Os governos australianos (federal e estadual) financiam e contribuem para a regulamentação e a garantia de qualidade do setor. Os grupos industriais e patronais contribuem para desenvolver qualificações que proporcionam habilidades para a força de trabalho.

Na Austrália, o corpo docente do VET não é apenas informado sobre o segmento, mas possui experiência real em suas áreas de atuação – mantendo-se atualizado sobre seus conhecimentos e modificando seus cursos para que reflitam os enfoques e as necessidades das mudanças no setor. E isso significa que você aprende não apenas a teoria, mas também a realidade das matérias que estiver estudando.

Além disso, você terá a experiência de trabalho para colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, pois muitos dos cursos do VET incorporam um período de aprendizado no ambiente profissional.  É essa experiência real que garante que suas qualificações o preparem integralmente para seu trabalho no segmento escolhido.

UNIVERSIDADES E ENSINO SUPERIOR

A Austrália possui uma agência nacional reguladora de qualidade para o ensino superior – a Agência de Qualidade e Padrões do Ensino Superior (TEQSA). Ela foi criada pelo governo australiano para regulamentar os prestadores de serviços de formação superior em universidades e outras instituições, supervisionando a qualidade e definindo normas.

Outra ferramenta oferecida aos estudantes internacionais como indicador de qualidade é o QILT (Indicadores de qualidade para Aprendizagem e Ensino), onde o futuro estudante pode comparar instituições de ensino superior e áreas de estudo, com base nos resultados de milhares de pesquisas concluídas pelos estudantes e ex-estudantes nacionais e internacionais.

As instituições australianas oferecem uma ampla variedade de cursos, que vão desde ciências da saúde e humanas a engenharia e direito, passando por administração e comércio. As instituições australianas são classificadas entre as melhores do mundo por matérias, especialmente em engenharia e tecnologia, medicina, ciências ambientais, contabilidade e finanças. No país são 43 universidades (40 australianas, duas internacionais e uma particular especializada), sendo que 08 dessas estão na lista das 100 melhores Universidades do mundo.   

Há três tipos principais de cursos de formação superior, que conduzem a bacharelado, mestrado e doutorado. Na Austrália, é bastante comum que os estudantes se matriculem em um programa duplo ou combinado de bacharelado, que conduz à obtenção de dois diplomas.

 Fonte: Governo da Austrália

 

Se quiser saber mais sobre os programas de estudo oferecidos na Austrália, conte com a gente! Nosso time é formado por ex intercambistas que conhecem na prática o que você está prestes a vivenciar. A Austrália Destino ajuda você a tornar seu sonho de intercâmbio, realidade!

Open chat
Precisando de ajuda?